Esclareça aqui suas dúvidas sobre o resultado da Assembleia.

1. A Assembleia Extraordinária de Cotistas (AGC), realizada em 20/09/2023, aprovou o Plano de Ação proposto pela Empírica?

Sim, o Plano de Ação foi aprovado na AGC realizada no dia 20/09/2023, por maioria de votos.

2. Onde encontro o comunicado oficial sobre o resultado da AGC?

Acesse o site https://sistemas.cvm.gov.br/;

Clique em “Consulta a Fundos”;

Clique em “Fundos de Investimentos”;

Digite 17.251.743/0001-37 em “CNPJ”;

Clique em “continuar”;

Clique em “EMPÍRICA LOTUS FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO CRÉDITO PRIVADO”.

3. Na apuração dos votos, foi levada em consideração a quantidade de cotas detidas por cada Cotista, ou foi atribuído o mesmo peso ao voto de cada um dos Cotistas?

Nos termos do Art. 71 da Instrução CVM nº 555 de 2014, cada cota equivale a 1 (um) voto sendo, portanto, levada em consideração a quantidade de cotas detida por cada Cotista.

4. Qual foi o resultado das deliberações da AGC?

O Plano de Ação do item (i) da ordem do dia foi aprovado por 96,94% dos votos e a ordem cronológica de prioridade para pagamento dos resgates foi aprovada por 61,39% dos votos.

5. Como funcionará o resgate por ordem cronológica?

Os pedidos de resgate efetuados até a data de fechamento do Fundo serão considerados prioritários e os resgates serão realizados em ordem cronológica, conforme manifestação anteriormente enviada ao Distribuidor do Fundo e comunicada à Administradora, sendo considerados comorientes (ou seja, realizados em uma mesma data e horário) todos os pedidos de resgate solicitados em um mesmo dia (logo, não haverá ordem por horário).


Os pedidos de resgate solicitados no âmbito da AGC, cuja data de solicitação será considerada como a data da realização da Assembleia (20/09/23), serão considerados comorientes (ou seja, realizados em uma mesma data e horário) para fins de apuração de ordem de prioridade.

6. Quando serão realizados os pagamentos dos resgates?

O primeiro pagamento de resgate será realizado a partir de outubro/2023.


Os pagamentos subsequentes sempre no 17º (décimo sétimo) dia útil de cada mês, considerando a cotização do 15º (décimo quinto) dia útil do mesmo mês.


Os resgates serão realizados até o limite das disponibilidades estabelecidas pela Gestora. Na hipótese de insuficiência de recursos para pagamento da totalidade dos pedidos de resgates solicitados pelos cotistas em uma mesma data, tais resgates serão postergados para os meses subsequentes. No resgate por ordem cronológica, não há pagamento parcial de resgates.

7. Como o Cotista poderá acompanhar o cronograma de pagamentos dos resgates, para saber quando chegará a sua vez de receber o pagamento do resgate solicitado?

A Empírica, gestora do fundo, divulgará mensalmente um comunicado trazendo uma tabela com o volume de resgates a serem liquidados em cada data, conforme as solicitações de resgate realizadas antes do fechamento do Fundo e na AGC, mais o saldo restante e o caixa disponível naquele mês para cobrir os pagamentos. Veja abaixo um exemplo hipotético:

Como interpretar essa tabela? Digamos que o Fundo possuísse R$ 25 milhões de caixa para pagar os resgates no início de outubro: todos os resgates com liquidação programada até o dia 14/09/2023 seriam liquidados integralmente no 17º dia útil do mês e o resgate do dia 15/09/2023 não seria liquidado em outubro, dado que o Fundo não possuiria os R$ 33.200.000,00 disponíveis para cobrir a totalidade dos pagamentos. Como não haverá resgates parciais, esse pagamento seria postergado para novembro.

8. Qual o volume total de resgates solicitados?

Estamos aguardando o Administrador do Fundo disponibilizar a informação e atualizaremos este documento assim que possível.

9. Existe alguma previsão de prazo para quitar todo o volume de resgates solicitado? O Gestor do Fundo poderá levar quanto tempo quiser para vender ativos e gerar Caixa? Não existe um prazo limite, comprometido com os Cotistas que solicitaram resgate?

Não existe prazo máximo para liquidar o pagamento de todos os resgates solicitados.


A área de Gestão da Empírica possui um controle e monitoramento do pagamento das amortizações programadas dos fundos investidos pelo Empírica Lótus e estará envidando os melhores esforços para realizar a venda dos ativos a um preço considerado justo, de forma a atender o melhor interesse financeiro dos investidores.


A estimativa é de aproximadamente 12 meses, contados da realização da AGC.

10. Os Cotistas que não solicitaram resgate, mas que vierem a desejar fazê-lo no futuro, deverão aguardar a quitação de todos os pagamentos pendentes dos resgates já solicitados?

Os cotistas que não solicitaram resgate até a data da AGC, deverão aguardar a reabertura do Fundo para novas solicitações de resgates. Ainda não há prazo para que o Fundo seja reaberto para novos pedidos de resgate.

11. Por que as aplicações no Fundo não serão retomadas, de forma a aumentar o Caixa e assim poder quitar os resgates mais rapidamente?

Conforme disposto no parágrafo 4º do Art. 39 da Instrução CVM nº 555 de 2014, o Fundo deve permanecer fechado para aplicações até a sua reabertura para aplicações e resgates ordinários.

12. Quando o Fundo será reaberto para aplicações e resgates ordinários de cotas?

Isso ocorrerá após o pagamento integral dos resgates que foram solicitados até a AGC. Após a reabertura do Fundo, as aplicações e resgates observarão os prazos e procedimentos previstos no regulamento do Fundo.

13. Como o Fundo conseguirá se manter rentável para os Cotistas que não solicitaram resgates, ou aqueles que ainda estarão aguardando seus resgates?

Nosso objetivo é manter uma carteira diversificada e com ativos saudáveis e rentáveis, buscando manter a boa performance histórica do Fundo. A área de Gestão da Empírica está envidando os melhores esforços para realizar a venda dos ativos para quitar os resgates já solicitados a um valor considerado justo, sempre observando preservar o melhor interesse financeiro de todos os investidores.

14. Onde acessar para obter as seguintes informações:

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Nossa área de Distribuição & Relações com Investidores ficará à disposição pelo e-mail distribuicao@empirica.com.br para prestar maiores informações que porventura não tiverem sido esclarecidas nos comunicados sobre o Plano de Ação, Desempenho do Fundo e Resultado da AGC e Comunicado do Gestor, que estão disponíveis em nosso site.